Home > Organización > Ciência Viva

Ciência Viva

Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

 
  • Dña. Rosalia Vargas
    PRESIDENTA CIÊNCIA VIVA
  • A Ciência Viva  - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica foi criada em 1996 para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar dos ensinos básico e secundário.
    A Ciência Viva começou com uma unidade do Ministério da Ciência e Tecnologia e é hoje em dia uma associação privada sem fins lucrativos, tendo como associados centros de investigação e organismos públicos.

    A Ciência Viva constituiu-se como um programa aberto, promotor de alianças, definindo três instrumentos fundamentais de acção:
    Ciência nas escolas: um programa de apoio ao ensino experimental das       ciências e à promoção da educação científica na escola.
    Ciência Viva e o público: campanhas nacionais de divulgação científica, estimulando o associativismo científico e proporcionando à população oportunidades de observação de índole científica e de contacto directo e pessoal com especialistas em diferentes áreas do saber.
    Uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva, concebidos como espaços interactivos de divulgação científica para a população. A sede da Ciência Viva é no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, o maior centro de ciência da rede nacional de centros Ciência Viva

    Existe ainda um conjunto de iniciativas emergentes, muitas vezes transversais aos instrumentos de acção, como por exemplo  o apoio  a  iniciativas  e exposições de Arte &  Ciência.